Aprendizagem Online

A aprendizagem online tornou-se um instrumento de cooperação, colaboração e comunicação, permitindo ao ensino a orientação para novos papeis de interação entre professor/alunos/professor, onde os educadores à distância devem acompanhar as novas tendências tecnológicas que rapidamente vão surgindo.
Os meios de comunicação tornaram-se dominantes no ensino e na aprendizagem, contudo o crescer ministrando cursos online, não é por si só uma garantia para o crescimento e sucesso das instituições de ensino.
Para Oliver e McLoughlin, (1998), a experiência da aprendizagem/ensino, não pode ser transformada só pelos computadores. Walther, Gay e Hancock, (2005), defendem que as experiências anteriores, não podem ser ignoradas e preteridas devido ao entusiasmo das novas tendencias tecnológicas.
Vantagens e desvantagens vão sendo agora avaliadas de forma mais equilibrada, graças às experiências com os novos media, tecnologias e inovações, permitindo á aprendizagem online um amadurecimento em relação ao média e tecnologias utilizados.

Resumo - Media, modos e aprendizagem


Media, modos e aprendizagem
A multimédia na aprendizagem causou um impacto que afetou de alguma forma certos principios no ensino, quer seja online ou face a face.
Mayer, (2001), defende sete principios multimédia que acarretam implicações para o projeto online e para a instrução, através dos quais é permitido aos alunos, adquirem maior facilidade de aprendizagem, a saber:
1) Principio multimédia; onde existe uma maior facilidade de aprendizagem através de palavras com gráficos ou imagens, do que com palavras isoladas;
2) Principio da contiguidade espacial; as palavras e imagens correspondentes, são apresentadas paralelamente na página ou no ecra;
3) Principio da contiguidade temporal; são apresentadas simultaneamente as palavras com as imagens correspondentes;
4) Principio da coerência; exclui imagens e sons estranhos ao aluno,  facilitando a sua aprendizagem;
5) Principio da modalidade; funciona a  partir de animação e narração sonora, substituindo a animação e o texto no ecra;
6) Principio da redundância; onde devido à limitação do individuo em processar o material que lhe é apresentado simultâneamente (visual e auditivo),  a narração e animação, permitem uma maior facilidade de assimilação, do que a combinação de animação, geração ou texto no ecra;
7) Principio das diferenças individuais; nos alunos com baixos conhecimentos e baixa capacidade espacial, os efeitos dos desenhos produzem efeitos mais fortes.
Moore (1989), conclui que os canais utilizados nas tecnologias diferem nas respostas evocadas e onde quer que o texto seja utilizado, as suas affordances caracteristicas mantêm-se apesar das suas limitações e que independentemente das diferenças entre o ensino online e a aprendizagem por media, continuam a ter em comum a capacidade de levar aos alunos o conteúdo, o contacto com os tutores e com os seus pares em tempo útil, capacidade esta que reduz a distância transacional (Chen & Willits, 1998).
A semelhança na produção dos efeitos, as diversas tecnologias, têm na prática de ensino online importantes implicações, levando a aprendizagem online a amadurecer, quer seja em relação aos media e tecnologias utilizadas, quer seja na sua utilização adequada pedagógicamente.


 Bibliografia:

Texto C: Patrick J. Fahy (2008) – Athasbasca University, As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online

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